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Detalhes
Portal dos Jogadores - Versão 3.0
Portal dos Jogadores - Versão 3.0
Descrição:
Reformulação de portal colaborativo 2.0 / rede social, desenvolvido para o segmento de futebol profissional e amador, com o objetivo de facilitar as relações entre empresários, clubes, treinadores, agentes e atletas. Disponível em inglês.
Case:
Por ser um projeto start up de iniciativa própria, fomos diretamente responsáveis por todas as parte e etapas do desenvolvimento. Inclusive, na elaboração do conteúdo nos dois idiomas.

Trata-se da reformulação de um portal que foi criado em 2007. Inicialmente, possuía outro nome – Soccer e-agent. Era voltado para o público internacional. Logo se popularizou no mercado nacional. O nome e endereço foram modificados para facilitar o entendimento – Portal dos Jogadores. Na reformulação, voltou a apresentar uma versão internacional, juntamente com mudança de nome para que tenha uma clara ligação com a versão em português – Soccer Player´s Portal.

A parte central do funcionamento, que já existia na versão anterior, é oferecer uma plataforma para criação de contas para agentes de atletas e jogadores. No caso dos agentes, eles podem incluir seu portfólio de jogadores disponíveis para negociação, de acordo com suas características técnicas, como posição (atacante, meio campo, meia esquerda, entre outros), idade, altura, peso, histórico de clubes, juntamente com vídeos do YouTube – jogos completos ou compacto de melhores momentos, e fotos diversas. No caso da conta voltada para o jogador, possui os mesmos recursos, porém, gerenciamento e administração do seu próprio perfil.

O apelo da primeira versão do portal era a possibilidade de fazer upload de vídeos completos para o perfil. Naquele período, o YouTube estava começando a surgir, porém tinha grandes limitações. Os vídeos eram de baixa qualidade e permitia somente até uns 5 minutos de gravação.

Os empresários tinham costume de enviar os DVDs dos atletas pelo correio para as partes com as quais estavam negociando. Precisavam arcar com custos de cópia de DVDs, envio pelos correios e ainda o tempo de espera para o material chegar ao destinatário.

O objetivo do portal foi justamente criar uma solução mais ágil e com baixo custo para esta demanda. A plataforma possui um recurso extremamente útil – envio do perfil completo do atleta por e-mail para qualquer destinatário. Sendo assim, além de termos baixado consideravelmente o custo para os empresários enviarem seus jogadores, conseguimos também fazer de uma forma prática e com uma apresentação profissional pré-formatada, que ajuda a valorizar a imagem do atleta em negociação.

Outro aspecto importante é a área de listagem e busca por atletas no portal. Por conta da necessidade de cadastramento de detalhes completos dos atletas, naturalmente, pôde ser organizado de uma forma para facilitar a busca por profissionais com características específicas, como por exemplo: atleta masculino, com data de nascimento entre 2002 e 2005, que jogue nas posições de meia, meia direita, lateral direita.

Com todos estes recursos e praticidade, conseguimos estipular um valor médio para a assinatura da conta de R$ 100,00 / mês, em comparação aos R$ 60,00 gastos, em média, para cópia e envio de cada DVD para cada prospecção. O produto digital teve boa adesão e saiu até em alguns dos jornais importantes como o Estado de São Paulo, O Globo, Globo.com, entre outros. Para ver as matérias, basta visitar o site e acessar a área de Clippings.

Com a venda do YouTube para o Google, a funcionalidade principal de exibição de vídeos de alta qualidade foi perdendo atratividade pela cobrança, que era proporcional à quantidade de vídeos disponibilizados. Esta situação resultou na necessidade do portal passar pela sua primeira reformulação gráfica e estrutural, em 2010. A cobrança deixou de existir, juntamente com o upload de mídias digitais, e a parte de inclusão de vídeos passou a se dar por link de YouTube. Além disso, a parte de monetização passou a ser por AdSense e anúncios diretos.

Durante alguns anos, o Portal foi deixado para funcionar de forma autônoma, pois continha um ciclo de cadastramento que permitia o funcionamento sem monitoramento. Surpreendentemente, ao longo do período de mais de 8 anos sem qualquer tipo de atualização, o portal continuava a receber novos usuários. Estes mais de 1400 usuários utilizavam o painel de controle para exibir suas informações e enviar seus perfis.

Por causa desta vitalidade do portal, decidimos fazer uma reformulação e upgrade completo na plataforma no ano de 2019. Não apenas para acrescentar recursos modernos que foram popularizados na indústria tecnológica nestes últimos anos, mas também servir como um projeto de exemplo em diversos níveis.

A reformulação consistiu em:
- Redesign da interface gráfica;
- Criação de versão mobile;
- Adaptação para nova linguagem de programação;
- Adaptação para novo banco de dados;
- Inclusão de novo tipo de conta – Conta Clube;
- Novas contas pagas com limites maiores de uso de recursos;
- Recurso de solicitar e gerenciar amizade;
- Recurso de chat entre usuários, similar ao Facebook;
- Recurso de marcar como favorito;
- Recurso de curtir;
- Versão da plataforma em inglês;
- Recurso de enviar perfil por e-mail com escolha de idiomas;
- Market place, com gerenciamento pelos usuários, para que incluam produtos ou serviços que comercializem;
- Divulgação de peneiras para as Contas Clube;
- Além de outros recursos que serão acrescentados aos poucos.

Com a inclusão destas novas funcionalidades, o portal passou a ter características semelhantes à de plataformas voltas para redes sociais. O objetivo é continuar incluindo mais recursos interativos para que aumente o engajamento entre usuários.

O sistema de gerenciamento do portal possui diversos recursos. Desde gerenciamento do conteúdo nos dois idiomas, inclusão de notícias, inclusão de clipping, envio de comunicação em massa por e-mail, até gerenciamento dos cadastros, juntamente com os pedidos realizados pelos novos usuários.
Técnica:
Photoshop, Corel, Dreamweaver, PHP, banco de dados MySQL, API exclusivo para permitir recursos AJAX, integração API para busca de CEP, HTML5, CSS3, javascript, JQuery, certificado SSL, fotos utilizadas do banco de imagens que trabalhamos.
Endereço Para Navegação (Cópia Portfólio):
http://www.portaldosjogadores.com.br
Ano de Conclusão:
2019
Description:
Redesign of the collaborative portal 2.0 / social network, developed for the professional and amateur soccer segment, with the goal of facilitating relations between managers, clubs, coaches, agents and athletes. 
Case / Technique:
As a start up project of our own initiative, we were directly responsible for all parts and stages of development. Including content creation in both languages.

This is the redesign of a portal that was created in 2007. Initially, it had another name - Soccer e-agent. It was aimed at the international audience. Soon it became popular in the Brazilian market. The name and address have been modified to make it easier for understanding - Players' Portal. In the reformulation, we presented an international version, together with a name change so that it has a clear connection with the Portuguese version - Soccer Player´s Portal.

The core of the operation, which already existed in the previous version, is to offer a platform for creating accounts for athletes and agents. In the case of agents, they can include their portfolio of players available for negotiation, according to their technical characteristics, such as position (striker, midfield, left midfielder, among others), age, height, weight, club history, along with YouTube videos - complete or compact games of the highlights, and photos. In the case of the Player Account, it has the same features, however, management and administration only of its own profile.

The appeal of the portal’s first version was the possibility to upload complete videos to the profile. At that time, YouTube was starting to emerge, but it had major limitations. The videos were low quality and allowed only up to 5 minutes of recording.

Agents were used to mailing athletes' DVDs to the professionals with whom they were negotiating. They had to bear the costs of copying DVDs, sending them by post and also waiting a while for the material to reach the recipient.

The portal's objective was precisely to create a more agile and low-cost solution to this demand. The platform has an extremely useful feature - sending the athlete's complete profile by email to any recipient. Thus, in addition to having considerably lowered the cost for agents to send their players, we also managed to do it in a practical way and with a pre-formatted professional presentation, which helps to value the image of the negotiating athlete.

Another important aspect is the athlete’s listing and advance search in the portal. Due to the need to register complete details of the athletes, of course, it could be organized in a way to smooth the search for professionals with specific details, such as: male athlete, with birth date between 2002 and 2005, who plays in the positions of midfield, right midfield, right back.

With all these resources and optimization, we were able to stipulate an average value for the subscription of the account of $ 50.00 / month, compared to the $ 30.00 spent, on average, for copying and sending each DVD for each prospect. The digital product had good feedback and even appeared in some of the major local newspapers such as the Globo, among others. To see the articles, just visit the website and access the Clippings area.

With the sale of YouTube to Google, the main functionality for displaying high-quality videos was losing its attractiveness due to the price charge, which was proportional to the amount of videos made available. This situation resulted in the need for the portal to undergo its first graphic and structural redesign, in 2010. The subscription ceased to exist, together with the upload of digital media, and the inclusion of videos started to be done by YouTube. In addition, the monetization part became backed by AdSense and direct ads.

For some years, the Portal was left to operate autonomously, as it contained a registration cycle that allowed it to function without monitoring. Surprisingly, over the period of more than 8 years without any update, the portal continued to receive new users. These more than 1400 users used the dashboard to display their information and send their profiles.

Due to the portal’s popularity, in 2019 we decided to do a complete redesign and upgrade of the platform. Not only to add modern features that have been popularized in the technology industry in recent years, but also to serve as an example project on several levels.

The redesign consisted of:
- Graphic interface redesign;
- Mobile version development;
- Adaptation to a new programming language;
- Adaptation to a new database;
- Inclusion of new account type - Club Account;
- New paid accounts with higher resource usage limits;
- Features to request and manage friendship;
- Chat between users, similar to Facebook;
- Feature to assign as favorite;
- “Like” feature;
- Platform version in additional language version;
- Send profile by email with languages option;
- Market place, managed by users, to include products or services they offer;
- Display try out dates on the Club Accounts;
- In addition to other features that will be added gradually.

After adding these new features, the portal started to have resources similar to social networks. The goal is to continue to develop more interactive features to increase engagement between users.

The portal management system has several features. From content management in both languages, inclusion of news, clipping, sending mass communication by e-mail, to managing users, along with orders placed by new accounts.
Imagens Complementares
Exemplo da página inicial.
Exemplo da página inicial.
Continuação do exemplo da página inicial.
Continuação do exemplo da página inicial.
Continuação do exemplo da página inicial.
Continuação do exemplo da página inicial.
Continuação do exemplo da página inicial.
Continuação do exemplo da página inicial.
Listagem dos atletas.
Listagem dos atletas.
Detalhes do atleta.
Detalhes do atleta.
Continuação dos detalhes do atleta.
Continuação dos detalhes do atleta.
Continuação dos detalhes do atleta - vídeos do YouTube.
Continuação dos detalhes do atleta - vídeos do YouTube.
Continuação dos detalhes do atleta - fotos.
Continuação dos detalhes do atleta - fotos.
Exemplo de página para conteúdo institucional.
Exemplo de página para conteúdo institucional.
Exemplo de página de clipping.
Exemplo de página de clipping.
Exemplo da área de market place.
Exemplo da área de market place.
Página de abertura escolha de plano.
Página de abertura escolha de plano.
Continuação de página de abertura escolha de plano.
Continuação de página de abertura escolha de plano.
Exemplo de página de cadastro.
Exemplo de página de cadastro.
Exemplo de página de login.
Exemplo de página de login.
Exemplo de página de dashboard.
Exemplo de página de dashboard.
Continuação do exemplo de página de dashboard.
Continuação do exemplo de página de dashboard.
Página de upload e gerenciamento de fotos.
Página de upload e gerenciamento de fotos.
Página de upload e gerenciamento de vídeos do YouTube.
Página de upload e gerenciamento de vídeos do YouTube.
Página para envio de perfil por e-mail com escolha de idioma.
Página para envio de perfil por e-mail com escolha de idioma.
Página de gerenciamento de amizades.
Página de gerenciamento de amizades.
Mecanismo de chat, similar ao Facebook.
Mecanismo de chat, similar ao Facebook.
Página de gerenciamento de datas de peneiras.
Página de gerenciamento de datas de peneiras.
Página de gerenciamento de itens do market place.
Página de gerenciamento de itens do market place.
Página de visualizar curtidas.
Página de visualizar curtidas.
Home - versão inglês.
Home - versão inglês.
Versão mobile - exemplo da página inicial.
Versão mobile - exemplo da página inicial.
Versão mobile - continuação do exemplo da página inicial.
Versão mobile - continuação do exemplo da página inicial.
Versão mobile - exemplo de página institucional e clipping.
Versão mobile - exemplo de página institucional e clipping.
Versão mobile - exemplo da página de detalhes do perfil.
Versão mobile - exemplo da página de detalhes do perfil.
Versão mobile - continuação do exemplo da página de detalhes do perfil.
Versão mobile - continuação do exemplo da página de detalhes do perfil.
Versão mobile - exemplo da página de escolha de plano.
Versão mobile - exemplo da página de escolha de plano.
Versão mobile - continuação do exemplo da página de detalhes de escolha de plano e página de login.
Versão mobile - continuação do exemplo da página de detalhes de escolha de plano e página de login.
Versão mobile - exemplo da página de dashboard.
Versão mobile - exemplo da página de dashboard.
Versão mobile - página de gerenciamento de fotos e vídeos do YouTube.
Versão mobile - página de gerenciamento de fotos e vídeos do YouTube.
Versão mobile - página de gerenciamento de itens do market place e datas de peneiras.
Versão mobile - página de gerenciamento de itens do market place e datas de peneiras.